Calibração X Qualificação - Case Analítica

Email
Skype
vendas.caseanalitica
vendas@caseanalitica.com.br
Telefones:+55 11 5662-1044 / 8616
Ir para o conteúdo
Calibração X Qualificação
Os equipamentos ao passar do tempo vão sofrendo desgastes naturais, por isso é sempre importante a realização da manutenção preventiva. Porém, por muitas vezes a preventiva não resolve alguns problemas, por exemplo erro de leituras, que são identificadas apenas nas calibrações e qualificações dos instrumentos.

Realizar a calibração e/ou qualificação é importante para identificar o erro do instrumento testado, sendo que erro poderá ser aceito ou não dependendo da norma técnica de referência ou a ser definida pelo próprio cliente.

Mas afinal,o que diferencia uma Calibração e a Qualificação?

Na Calibração, a empresa que prestará o serviço irá emitir o certificado da calibração que mencionará o erro do instrumento, porém a prestadora de serviços não afirmará se o equipamento está apto para uso ou não, isso deverá ser decidido pelo cliente.

Na Qualificação, a empresa realizará todos os testes, que dependendo do instrumento poderá ser os mesmos da calibração, porém no final dos testes a prestadora de serviços indicará se instrumentos está apto para uso ou não. Normalmente na qualificação, o técnico executante irá definir com base no padrão (pode ser amostra, instrumento ou acessório) utilizado, o certificado da calibração desse padrão irá determinar muitas vezes a variação permitida, quando não existe uma norma que define o critério de aceitação.

Na Calibração deverá ser feito ajustes?

Nem sempre isso acontece e a empresa prestadora de serviço realiza os ajustes para correção. O objetivo principal da calibração e qualificação é avaliar o instrumento e declarar o erro, se encontrado erro superior aos limites, o instrumento em questão deverá ser considerado uma manutenção corretiva, e após a correção precisa ser calibração e/ou qualificado novamente para assegurar que o erro foi corrigido.


© Todos os direitos reservado para Case Analítica Coméricio de Instrumentos Analíticos Ltda. 2010 - 2021
Voltar para o conteúdo